domingo, 4 de julho de 2010

LINDA FOTO DE TANGO

A DANÇA DESDE 1982

Desde 1982, no dia 29 de abril comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.

Miss Alagoas 2010

Abertura do Evento:

OS RITMOS

Samba de Gafieira
O samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil. O nome "samba" é, provavelmente, originário do nome angolano “semba”, um ritmo religioso, cujo nome significa umbigada, devido à forma como era dançado.
Bolero
Apesar de raízes musicais e origens geográficas controversas, convenciona-se dizer que o bolero é um ritmo musical adaptado da clássica balada às raízes afro-espanholas, e que encontrou grande desenvolvimento em Cuba, Porto Rico, República Dominicana e México.
Soltinho
Não sabemos ao certo como e quando o soltinho apareceu aqui no Brasil. Encontramos a dança como uma variação do Eastern Country Swing Americano, com a diferença do soltinho ter a marcação do passo básico para os dois lados. Também foi chamado em algumas fontes de swing ou rock brasileiro. É uma dança que junta a ginga e o improvisação brasileira ao rock e o swing dos EUA.
Forró
Forró é a denominação de vários gêneros musicais surgidos no Nordeste do Brasil. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como forró destacam-se o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote. Também há outras três classificações para esse ritmo: forró eletrônico, forró pé-de-serra e forró universitário. Possui semelhanças tanto com o toré e o arrastar dos pés do índios quanto com os ritmos binários portugueses e holandeses, com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró tem influência direta das danças de salão européia.
Salsa
A música, hoje chamada salsa, é uma mescla de ritmos afro-caribenhos, tais como o son montuno, o mambo e a rumba cubanos, com a bomba e a plena porto-riquenhas. A salsa nasceu em Cuba, por volta dos anos 60, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Recebeu ainda influências do merengue (da República Dominicana), do calipso de Trinidad e Tobago, da cumbia colombiana, do rock norte-americano e do reggae jamaicano. Hoje, é uma mistura de sons e absorve influências de ritmos mais modernos como rap ou techno.
Zouk
O zouk é um gênero musical que significa festa originário das Antilhas. Está presente em vários ritmos brasileiros e sempre teve grande influência na região norte do Brasil, especialmente no Pará. Este gênero, praticado nas Antilhas francesas (Martinica e Guadalupe) e também em Santa Lúcia, tem forte presença nos P.A.L.O.P. Nos países de expressão francesa ele é cantado, principalmente, em crioulo.
Tango
O tango é um estilo musical e uma dança a par. Tem forma musical binária e compasso de dois por quatro. A coreografia é complexa e as habilidades dos bailarinos são celebradas pelos aficionados. Segundo Discépolo, "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". Sua origem encontra-se na área do Rio da Prata, na América do Sul, nas cidade de Buenos Aires e Montevidéu.